O Contramola - coletivo de estudantes de psicologia convida:
terça-feira, 31 de agosto de 2010
O Contramola - coletivo de estudantes de psicologia convida:
sábado, 28 de agosto de 2010
Poder, Controle e coisinhas afins (parte 1)
Semana passada, numa óóóóóótima aula (¬¬) com professores não tão flexíveis, não tão abertos ao diálogo com novas teorias , tive que ver um "roteiro" de uma "anamnese" (entrevista com paciente psiquiátrico). Confesso que me senti extremamente perturbado. Tinham perguntas tão invasivas, tão indelicadas que eu próprio me sentiria violado ao ter que responder elas, quiçá uma pessoa em sofrimento psíquico. Mas, quem sou eu pra tentar bater de frente com o prepotente discurso médico?? Apenas um singelo estudante de psicologia que deveria, segundo alguns projetos, me submeter totalmente ao poderio de uma classe profissional superior (vide, ato médico).
sábado, 21 de agosto de 2010
O Paí ó!!! o site do EREP
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Ensino religioso no Brasil estimula o preconceito e a intolerância
Estudo liderado pela professora Debora Diniz afirma que livros didáticos mais aceitos pelas escolas públicas promovem a homofobia e pregam o cristianismo.
Pesquisa da Universidade de Brasília conclui que o preconceito e a intolerância religiosa fazem parte da lição de casa de milhares de crianças e jovens do ensino fundamental brasileiro. Produzido com base na análise dos 25 livros de ensino religioso mais usados pelas escolas públicas do país, o estudo é apresentado no livro Laicidade: O Ensino Religioso no Brasil, que pode ser adquirido através do site da UNESCO.
Resumo do livro: O Brasil é um país rico em expressões culturais e tradições religiosas. A escola é um espaço de apresentação desse fabuloso horizonte de crenças, valores e práticas sociais. Um importante desafio de direitos humanos é como representar a diversidade brasileira nas ações e políticas educacionais. Este livro enfrenta uma das facetas mais inquietantes do encontro entre as religiões e o dispositivo da laicidade – a oferta do ensino religioso nas escolas públicas brasileiras. De uma forma original e sistemática, as autoras percorrem leis e livros didáticos a fim de responder à pergunta sobre o significado do ensino religioso nas escolas públicas brasileiras.
Autoras: Diniz, Debora; Lionço, Tatiana; Carrião, Vanessa
link original da notícia: aqui
Pesquisa quer entender necessidades dos LGBT. Se você é LGBT, participe!
Entre outros assuntos, a pesquisa quer saber como a empresa onde você trabalha lida com funcionários LGBT, se você acha que ser assumidamente homossexual pode influenciar na sua carreira e qual seu grau de relacionamento com pessoas homofóbicas.
Além disso, a pesquisa pede que você explique como é ser LGBT no lugar em que você vive, seu posicionamento sobre casamento gay/união civil, alguns hábitos de consumo e seu grau de indentificação com produtos e serviços voltados ao público homossexual.
Responder é rapidinho é não custa nada, muito pelo contrário. Os participantes são incluídos em sorteios de bilhetes aéreos e de vouchers da livraria online Amazon e do iTunes. Tudo o que você responder será mantido em sigilo e você não receberá nenhuma mensagem de SPAM. Participe clicando AQUI.
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Campanha realizada na Irlanda: FANTÁSTICA!
sábado, 7 de agosto de 2010
Profissionais de Psicologia são proibidos de avaliar presos para progressão de pena
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Campanha da Avaaz.org: Lula, salve Sakineh!
Caros amigos,
Graças à comoção no Brasil e o mundo, o Presidente Lula ofereceu asilo à Sakineh Ashtiani, a mulher iraniana condenada à morte por apedrejamento. Porém hoje de manhã o governo iraniano insinuou que a oferta seria rejeitada.
O governo do Irã ouve o Lula. Se ele se comprometer a fazer o que for preciso, ele poderá salvar a Sakineh. E nós sabemos que o Lula ouve a opinião pública, na semana passada, a comoção popular fez ele mudar de idéia e oferecer asilo à Sakineh.
As nossa vozes podem ajudar a salvar a vida de Sakineh e trazer esperança para as pessoas condenadas ao apedrejamento. Clique abaixo para enviar uma mensagem para o Presidente Lula pedindo para ele não desistir e negociar com o Irã até que a Sakineh seja salva.
http://www.avaaz.org/po/lula_
Sakineh foi condenada à morte por apedrejamento por supostamente ter tido relações com outros homens... anos após a morte de seu marido. Seus dois filhos lançaram uma campanha para salvá-la, gerando uma repercussão internacional. Com a pressão, o governo iraniano decidiu revocar o apedrejamento, porém ainda querem executá-la por enforcamento.
Devido ao esforço por uma diplomacia paciente com o Irã, o Presidente Lula é a única pessoa que poderá salvar a Sakineh. Após ele ter recusado intervir, cidadãos brasileiros se mobilizaram pela Internet para defender a Sakineh, como resultado alguns dias atrás ele mudou de opinião e ofereceu asilo a ela. Após a intervenção do Lula, o governo iraniano começou a tratar melhor a família de Sakineh.
Um porta-voz iraniano afirmou que o Lula estava mal informado sobre o caso, porém esta não parece ser a palavra final do governo iraniano sobre a proposta de asilo. O Irã poderá tomar uma decisão sobre a execução de Sakineh ainda esta semana. Não temos muito tempo – vamos enviar uma mensagem clara para Lula insistir na libertação da Sakineh:
http://www.avaaz.org/po/lula_
A luta da Sakineh trouxe o apedrejamento para os holofotes da mídia internacional pela primeira vez em anos. Se nós nos agirmos agora, poderemos provar que o mundo não aceita estas práticas brutais, e não somente poderemos também salvar uma vida, como daremos esperança para as outras 15 pessoas aguardando a morte por apedrejamento no Irã e todos aqueles aguardando uma execução injusta em presídios mundo afora. Vamos agir enquanto há tempo para garantir que o Brasil cumpra a sua responsabilidade de proteger os direitos humanos, seja onde for.
Com esperança,
Ben, Graziela, Maria Paz, Ricken, Alice e toda a equipe Avaaz
Leia mais:
Lula propõe a Irã receber no Brasil condenada a apedrejamento:
http://g1.globo.com/politica/
Internautas fazem campanha "Liga Lula" contra apedrejamento de iraniana:
http://noticias.r7.com/
Irã diz que Lula é emotivo e tem pouca informação sobre iraniana condenada:
http://www.abril.com.br/