Contador de Visitas

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Ato público da terça-feira, 28





"Mulheres protestam por autonomia dos corpos e direito ao aborto no Recife.
fonte: pernambuco.com

Centenas de pessoas que passaram pela Igreja de Santo Antônio, no Recife, na manhã desta terça-feira (28), se depararam com cartazes coloridos, gritos estridentes e muitas mulheres fantasiadas, unidas em prol da descriminalização do aborto. O movimento, já recorrente no dia 28 de setembro de cada ano, faz parte do Dia Latinoamericano e Caribenho pela Legalização do Aborto, que defende a liberdade de escolha da mulher grávida como uma questão que deveria ser preservada pelo Plano Nacional de Direitos Humanos.

De acordo com uma das coordenadoras do Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE), Márcia Ramos, a manutenção da lei vigente, que apenas permite que o feto seja retirado em casos de violência sexual ou grande risco para a mãe, eleva o nível de mortalidade materna, já sendo a quarta maior causa no país.

Segundo ela, mais que ferir a autonomia das mulheres sobre os próprios corpos, a lei as obriga à ilegalidade. “Além disso, segundo a Pesquisa Nacional de Aborto mostra que 20% das mulheres já realizaram um aborto, a maioria delas, negras, com idades entre 18 e 39 anos. Cerca de 8% delas acabam internadas, quando não haveria essa necessidade”, defende.

Em protesto, as integrantes do grupo performático Loucas da Pedra Lilás colocaram em xeque a chama ‘Santa Aliança’, apontada como responsável pela contraposição è legalidade do aborto. “A Igreja Católica ainda vive um outro tempo, onde sempre teve o apoio do coronel latifundiário, da mídia e dos militares. É preciso avançar”, afirmou Ana Bosch, enquanto a colega de performance gritava “Método contraceptivo também falha!”."


Fotos: Acervo Contramola

Nenhum comentário:

Postar um comentário