Campanha de Solidariedade à ocupação do Trianon
“Uma casa desocupada não e, efetivamente, uma casa” (Karl Marx)
Desde a última quarta-feira (07.09.10) aproximadamente 150 famílias (450 pessoas) filiadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocupam os sete andares do edifício onde funcionava o Cinema Trianon, localizado na esquina da Avenida Guararapes com a Rua do Sol, no centro do Recife, em frente ao edifício dos Correios. De acordo com o Reverendo Marcos Cosmo, coordenador nacional do MTST, o prédio está abandonado há mais de 10 anos. Agora o Movimento se ocupa em garantir o funcionamento do prédio – água e eletricidade – e os bens básicos para a manutenção das famílias. Dentre as necessidades mais urgentes citadas estão: Colchões, lençóis e comida. Além de uma bomba que seja capaz de puxar água de um poço existente.
“Temos uma série de ações que vão acontecer provavelmente ainda este mês e que fazem parte das atividades em comemoração aos 10 anos do MTST”
Reverendo Marcos Cosmo,
Coordenador do Movimento, na manhã de quarta (08.09).
Atualmente, presenciamos no Brasil o inicio de uma nova onda de ofensivas do capital imobiliário e da idéia de limpeza urbana, em boa parte motivada, pelas Olimpiadas e pela proxima Copa do Mundo. Em Recife, não poderia ser diferente: a política de “higienização” da cidade já começou. Foram, por exemplo, retirados pela DIRCON (Diretoria de Controle Urbano) da Prefeitura da Cidade do Recife, a menos de quatro meses atrás, os trabalhadores informais que comercializavam no entorno do edifício Holiday (Boa Viagem); os que o faziam na Praça de Boa Viagem; e aqueles que trabalhavam em frente ao Hospital da Restauração; afora isso temos a construção do Shopping Rio Mar e da Via Mangue, que “valorizarão” o entorno, expulsando o moradores das palafitas e destruindo o pouco de mangue que nos resta.
--
No momento a necessidade dxs ocupantes sao as necessidades básicas, como Comida, Colchões e Lençóis. Pedimos para quem puder levar alguma contribuição nesta segunda-feira.
Como já disse teremos reunião e esta estará aberta a quem queira participar da campanha, irão participar dela alguns ocupantes do prédio para ampliar as informações sobre o estado atual da ocupação e as perspectivas do Movimento para este mês de setembro.
O ponto de coleta das doações é no Diretório Acadêmico de Ciências Sociais (2 andar do CFCH).
A reunião também será no DACS, as 18h.
Esperamos contar com a solidariedade e contribuições tao necessárias neste momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário