Contador de Visitas

quinta-feira, 22 de julho de 2010

lançamento do livro Saúde do Trabalhador e Sustentabilidade do Desenvolvimento Humano Local - Ensaios em Pernambuco

lançamento do livro Saúde do Trabalhador e Sustentabilidade do Desenvolvimento Humano Local - Ensaios em Pernambuco, organizado por Lia Giraldo da Silva Augusto com a colaboração de diversos autores.
Local: Livraria Cultura - Rua Madre de Deus s/n Paço Alfândega / Recife-PE Fone: (81) 2102- 4033

Dia: quarta, 28 de julho de 2010
Programação:

19:00 as 19:30 - Palestra A Saúde do Trabalhador em Pernambuco com a profa. Dra. Lia Giraldo da Silva Augusto

19:30 as 21:30 - sessão de autógrafos



Sinopse:

Desde meados da década de 80 diversas experiências locais de internalização da saúde do trabalhador na rede pública de atenção à saúde foram realizadas no Brasil. São mais antigas do que a Constituição Federal de 1988 e a Lei Orgânica da Saúde de 1990. De forma visionária, estas experiências trataram a saúde e seus determinantes com conceitos amplos, praticaram com êxito a integralidade e a intersetorialidade das ações em defesa da promoção e da proteção da saúde. Aplicaram o Princípio da Precaução antes mesmo de ser objeto de definição e de compromisso do governo junto às Nações Unidas, a partir dos anos 90. No entanto, passados mais de 20 anos, ainda assistimos a dificuldade da implementação das ações para a saúde do trabalhador no âmbito do sistema de saúde. A saúde, como qualidade da vida humana, deveria estar no centro das políticas para o desenvolvimento. Mas este é um desafio que se coloca para a consolidação do SUS.


Este livro busca trazer o tema para os contextos locais, onde se materializam os processos de trabalho e oferecer aos profissionais de saúde, e outros interessados, alguns cenários e metodologias para auxiliar a organização da proteção e da promoção da saúde, nos contextos de desenvolvimento humano, como dever do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário